Quatro novos contos: Saki, Merritt, Harvey

w-f-harvey-august-heat-adaptacao-quadrinhos

Sredni Vashtar e Gabriel-Ernest são histórias clássica de Hector Hugh Munro (1870-1916), mais conhecido como Saki. Munro perdeu a mãe ainda bebê; ele e os irmãos – Ethel Mary e Charles Arthur – foram deixados pelo pai, um oficial inglês na Birmânia, aos cuidados da avó paterna e das tias, Charlotte e Augusta. Estas serviriam, décadas depois, de modelo para muitas das personagens femininas de Saki, entre elas a sra. de Ropp de “Sredni Vashtar”. Muito mais gentil é a tia de “Gabriel-Ernest”, onde o problema é um lobisomem juvenil.

A vestimenta do deus de pedra (“The Pool of the Stone God”) foi originalmente publicado em 1923 em American Weekly, revista editada pelo autor do conto, A. Merritt, que, possivelmente por isso, utilizou o pseudônimo W. Fenimore. Merritt fazia parte do círculo de correspondentes de Lovecraft e “… Stone God” guarda semelhanças com “O cão de caça” (“The Hound”), além de resgatar elementos de uma história anterior de Abraham muito apreciada por Howard, “The Moon Pool”.

No calor de agosto (“August Heat”), do inglês William Fryer Harvey (1885-1937), apareceu originalmente em Midnight House and Other Stories, de 1910. Dois homens que nunca se viram são enredados num estranho caso de premonição – ou não, o calor é “de enlouquecer qualquer um”. O conto é muitas vezes descrito como uma ghost story, embora não tenha nenhum fantasma. Foi adaptado em quadrinhos por E. Nelson Bridwell e Alfredo Alcala no número 12 de Secrets of Sinister House, da DC Comics, de 1973 (cuja capa ilustra este post).

Ilustração: Secrets of Sinister House nº 12, julho de 1973. Capa de Luis Dominguez. Direitos pertencentes a DC Comics.

Comentários