O conto que inspirou Coraline: Lucy Clifford, A nova mãe

A inglesa Lucy Clifford (1846-1929), também conhecida pelo pseudônimo Mrs. W. K. Clifford, foi jornalista, romancista e dramaturga. Atualmente, é mais lembrada por “The New Mother” – traduzido por mim como “A nova mãe” –, que faz parte da coletânea infantil Anyhow Stories, Moral and Otherwise (1882). Neil Gaiman mais de uma vez mencionou o conto, que descreveu como “nightmarish”, como influência para Coraline, mais especificamente para a bizarra Outra Mãe.

“Então — disse a mãe, triste; e enquanto falava, seus olhos se encheram de lágrimas e ela quase engasgou — , então eu teria que deixar vocês, e teria de mandar para casa uma nova mãe, com olhos de vidro e rabo de madeira.”

Leia A nova mãe, de Lucy Clifford, em tradução minha.

A história é bastante perturbadora para um conto infantil (em teoria; leia isso para uma criança por sua conta e risco) e muito mais sinistra do que o normal dos “contos morais” ou “cautelares” típicos da era vitoriana. Para sensibilidades modernas, é definitivamente incomum.

“Todos em frente, e cada vez mais distantes, até não mais serem coisas separadas, até se tornarem uma confusa massa de cor indistinta, até se tornarem um objeto escuro e nebuloso sem nada que os distinguisse, até desaparecerem por completo – por completo e para sempre.”

O conto foi também mencionado por Kelly Link, além de ter sido reescrito pelo menos duas vezes: por Alvin Schwartz, em suas Histórias assustadoras para contar no escuro (onde é incorretamente identificado como um conto popular anônimo), e por Alan Garner (Collected Folk Tales).

lucy-clifford-a-nova-mae

Leia A nova mãe, de Lucy Clifford, em tradução minha.

Imagem: Ilustração de Dorothy Tennant (1855-1926) para "The New Mother" (Anyhow Stories, Moral and Otherwise, 1882).

Fonte: Weird Fiction Review

Comentários

  1. Adorei a história, excelente tradução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado. Breve teremos mais.

      Excluir
    2. Adorei o conto, não conhecia, é realmente enigmático.

      Excluir
  2. Amei! Muito obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM, ESTOU LENDO ...

    ResponderExcluir
  4. Estava procurando esse conto!
    (👍≖‿‿≖)👍 👍(≖‿‿≖👍)
    Vou ler aqui me cagando de medo

    ResponderExcluir

Postar um comentário